Ainda assim, estas relações podem resultar em inúmeras situações que podem provocar a necessidade de contratação do profissional do Direito. Sejam elas contenciosas ou não.
Retificações de registro, certificação de paternidade, divórcios, inventários, entre tantas outras que podem ser resolvidas com a contratação do advogado, muitas vezes evitando sequelas ainda maiores em situações que por si mesmas são delicadas.
O advogado que atua nesta área necessita ser um bom ouvinte, mas de opinião, para poder aconselhar ao seu cliente o caminho correto a ser tomado, e não apenas aquele que possa interessá-lo no momento.
O Direito bancário é o ramo jurídico que rege o mercado financeiro e tudo o que se refere a sistemas e transações ligadas a bancos.
Esta área do direito é focada nas relações das pessoas físicas e jurídicas com instituições financeiras, as quais ocorrem através de contratos firmados.
O advogado atuante na área defende os clientes destas instituições frente aos abusos em relação a tarifas e contratos, lançamento indevido de taxas e qualquer abusividade contratual.
Temos atuado com sucesso em Ações Revisionais de Financiamento e em processos de Busca e Apreensão.
O ser humano, em suas relações, interage com outras pessoas cotidianamente.
Em determinadas situações, no entanto, o resultado destas relações pode gerar dano a uma ou mesmo a todas as partes envolvidas.
Neste momento é que o profissional de direito atuante nesta área poderá orientar seu cliente sobre a possibilidade ou não de indenização, apurando a responsabilidade das partes, auxiliando-as muitas vezes extrajudicialmente, a chegarem a um consenso satisfatório entre si.
Mas se for cabível a indenização, e no caso de não se chegar a um acordo, o profissional estará habilitado a representar seu cliente em juízo para buscar seu direito à reparação pelos danos causados, sendo que estes não se restringem meramente à esfera patrimonial, mas também os danos à sua integridade física, saúde ou mesmo sua honra.
As pessoas diariamente fazem negócios entre si, seja adquirindo bens, seja contratando serviços.
O consumidor, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em seu art. 2º, é "toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final".
Assim, nas relações de consumo, estas pessoas possuem uma proteção para evitar abusos das empresas por elas contratadas, garantindo um mínimo de qualidade que pode ser exigido.
Mas quando um abuso ocorre, o advogado irá defender os direitos de seu cliente para garantir a qualidade dos bens adquiridos, dos serviços contratados.
Os contratos são acordos de vontade entre duas partes que pretendem firmar entre si um negócio jurídico.
Assim, eles podem assumir as mais diversas formas, sendo os Contratos de compra e venda, Contratos de Prestação de serviços, Contratos de Locação os mais comuns, mas não são os únicos.
Apesar de nem sempre ser obrigatória a presença de um advogado para a realização de um contrato, ele é o profissional mais habilitado para auxiliar na confecção do mesmo, evitando dissabores futuros pelo fechamento de um negócio jurídico através de um contrato mal redigido.
Além disso, o auxílio de um profissional do direito nesta área gera uma segurança para ambos os contratantes, muitas vezes evitando a nulidade de cláusulas por serem estas mal redigidas, obscuras, além de garantir que o contrato seja equitativo para ambos os contratantes.
Por fim, o profissional desta área também atuará no momento de descumprimento de alguma de suas cláusulas por uma das partes, em prejuízo da outra, auxiliando seu cliente a encerrar seu contrato da forma mais adequada aos seus interesses, sempre de acordo com a lei.