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OAB/RS pede esclarecimentos à cúpula regional do INSS sobre atrasos no andamento dos processos

A Ordem gaúcha, através da Comissão Especial de Seguridade Social (CESS), buscou informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre a demora do andamento dos processos administrativos, além da instabilidade no programa INSS Digital. Na manhã da quarta-feira (15), o presidente da CESS, Tiago Kidricki, esteve na cúpula regional do INSS, em Porto Alegre, solicitando esclarecimentos ao órgão e indagando sobre como serão recuperados os processos parados no âmbito do Rio Grande do Sul. Kidricki destacou a situação caótica no país todo, com uma fila de espera que chega a 1,3 milhão para análise de pedidos de aposentadorias e benefícios. “A situação é grave e precisa de uma solução urgente. Os cidadãos estão sendo muito prejudicados pela demora do andamento dos processos, o que acaba atingindo a advocacia também, e isso nos preocupa. A OAB/RS cumpre, mais uma vez, seu papel de fiscal da cidadania e interlocutora do serviço público essencial”, enfatizou o presidente da CESS.    A gerência executiva do INSS em Porto Alegre afirmou que o problema técnico no INSS Digital já foi superado. Quanto ao atraso no andamento dos processos, a agência aguarda orientações após o governo federal anunciar uma força-tarefa com a contratação temporária de 7 mil militares da reserva para atendimento nas agências do INSS. Outra novidade anunciada na reunião é que a OAB/RS foi selecionada pela cúpula regional do INSS para participar do projeto piloto da nova plataforma do INSS Digital. “Devido à boa relação que mantemos com a cúpula regional do INSS aqui no Estado, fomos selecionados para testar essa nova plataforma, que promete ser mais amigável e possuir mais recursos. Inicialmente, 50 advogados selecionados pela CESS participarão de um período de testes da nova plataforma”, afirmou Kidricki. Ainda durante a reunião, foi anunciado que a agência de Viamão não será fechada, conforme demanda da advocacia local.  
15/01/2020 (00:00)
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