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MG: novo canal da Secretaria de Fazenda amplia atendimento virtual aos cidadãos e empresas

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) colocou à disposição dos cidadãos e empresas um novo Catálogo de Serviços. A ferramenta, que contempla os mais de 130 serviços ofertados atualmente pela secretaria, pode ser acessada pelo endereço eletrônico fazenda.mg.gov.br/servicos. A navegação é intuitiva e apresenta ao usuário as opções Cidadãos, Empresas, Produtor Rural e Outros Contribuintes. Além das orientações e manuais sobre como fazer a solicitação, no Catálogo de Serviços o cidadão/contribuinte encontrará o link direto para a prestação do serviço desejado e informações sobre o canal de dúvidas mais adequado em cada caso. Uma outra novidade do atendimento é o “Fale com a AF - IPVA e TRLAV”. Este canal de atendimento digital passa a concentrar em um grupo de especialistas do Estado todas as questões envolvendo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo. O diretor de Cadastros, Atendimento e Documentos Eletrônicos da Superintendência de Arrecadação e Informações Fiscais (SAIF), Renato Delucca, diz que o objetivo do novo Catálogo de Serviços é tornar mais claro e rápido o atendimento, de forma que todos possam encontrar as soluções das questões junto à SEF/MG sem a necessidade de se deslocar até uma unidade fazendária para atendimento presencial. Ele lembra que essa migração do atendimento presencial para o virtual se tornou fundamental em função da pandemia da covid-19, mas já era uma meta perseguida pela secretaria mesmo antes do isolamento social imposto pela doença. "Cidadãos e empresas interagem cada vez mais no mundo virtual, e pensando nessa necessidade iminente de transformação digital é que a Secretaria de Fazenda tem implementado persas iniciativas focadas na simplificação, digitalização e automação de seus serviços. Esse conjunto de iniciativas busca ampliar a oferta de serviços prestados no âmbito digital, diminuindo a burocracia, melhorando os prazos e reduzindo o alto custo envolvido no atendimento presencial", observa Delucca. Coordenadora da Divisão de Atendimento e Orientação da SAIF, Mariana Godinho afirma que a SEF/MG vem trabalhando de forma incessante para melhorar a oferta de serviços de forma virtual. "Nossa página de serviços tem sido atualizada continuamente e envolve persas áreas nessas mais de 130 opções disponíveis. A secretaria está empenhada realmente em propor soluções para um atendimento cada vez mais célere, mais confortável e mais dinâmico para nossos cidadãos e contribuintes", destaca a coordenadora. “Fale com a AF - IPVA e TRLAV” O “Fale com a AF - IPVA e TRLAV” representa mais uma etapa na ampliação da oferta de serviços on-line pela Secretaria de Fazenda. A equipe do novo canal é formada por 26 servidores de todo o Estado e um grupo de apoio de especialistas localizados na unidade central. Isso significa que independentemente do local onde estiver o cidadão/contribuinte, será oferecida uma prestação de serviço de forma especializada, facilitada e ágil. "A iniciativa também cria um novo paradigma ao propor que os servidores que compõem a equipe sejam valorizados em sua experiência e conhecimento, pois, mais que prestadores de serviços específicos, esse grupo estará focado em identificar soluções que tragam melhoria sobre os processos e serviços executados", destaca o diretor Renato Delucca. Atendimento SEF Todos os canais de serviços digitais da Secretaria de Fazenda podem ser acessados pela aba Atendimento, no site da instituição. As opções são: Catálogo de Serviços; SIARE (Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual); Fale com a AF; Fale Conosco; 155 – LigMinas;Fale com o Tesouro; Clique Denúncia. 
13/01/2021 (00:00)
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